Segurança

Devido o grande crescimento no slackline recentemente, é importante tocar em alguns assuntos de segurança – principalmente com o highline e o influxo de produtos de slackline no mercado.  Para entender melhor qual o material necessário para o slackline, veja a página Conheça o seu Kit de Slackline.

Segurança

* O seu kit de slackline com catraca que você usa no parque NÃO poderá ser usado em alturas!  * O slackline é para todos mas é muito importante lembrar que há modalidades do esporte que não são para qualquer um – principalmente o highline, ou o slackline praticado em grandes alturas, por exemplo nas montanhas ou entre prédios.  O highline requer MUITO MAIS equipamento, e equipamento diferente, do que é necessário no chão, além do conhecimento e a experiência para armar o sistema e a segurança da forma certa.  O highline já é um esporte com muito risco inerente e a prática sem equipamento e conhecimento adequados é muito, muito perigoso.  Se você não sabe, não faça!

Sempre monte a fita com proteção, tanto para proteger a árvore quanto a sua fita.  Não monte em árvores finas ou novas.  Não monte em áreas de preservação.  A Natureza nos da lugares lindos para praticar o slackline, temos que cuidar dela!

Evite montar em superfícies duras, com pontas ou quinas.  Se a árvore ou lugar de ancoragem balançar, tire a fita!  Não dobre ou torça a fita ou braçadeira durante a montagem.  Quando usando a catraca, sempre confira que ela esteja travada e nunca aberta.  Na hora de esticar, se a fita começar a correr para o lado da catraca, não use assim – abra a catraca e estique novamente a fita.

Cuide do seu equipamento.  Quanto mais você cuidar do seu equipamento mais tempo de vida útil ele terá.  Não deixe seu kit montado por muito tempo, especialmente na praia ou na chuva.  As vezes revise sua fita e veja se é necessário uma limpeza – use só água e não esfregue muito.  Guarde o seu kit em um lugar seco que não pegue muito sol.  Se a fita começar a rasgar, não se arrisque, melhor aposentá-la!

A catraca é para facilitar a montagem do slack no chão e não para highline.  Se você montar muito na praia, retire  toda a areia da catraca depois.  Um pouco de óleo ajuda a manter uma catraca dura (mas quando ficar muito enferrujada, é a hora de comprar outra!).  Sempre pratique com a catraca travada (fechada), e nunca aberta. (É uma boa ideia também usar uma corda ou fita de “backup” pela catraca, caso saia da posição de travada e abra.)

 

catraca aberta (inseguro para andar)

catraca fechada (seguro para andar)

Evite que as pessoas pisem na catraca, ou que a catraca caia ou bata em superfícies duras.  Se você usar outros equipamentos na montagem – por exemplo, fitas e mosquetões de escalada – não use novamente estes equipamentos na escalada.  Não monte a fita com qualquer corda que você achou na garagem, e não use uma fita com gancho.  Os equipamentos são seguros quando usados da forma que foram feitos para se usar.

“Esta fita agüenta 3 toneladas, eu só peso 75 kg, então está seguro, não?”  Este provavelmente é o mito mais perigoso do slackline. O peso máximo da fita NÃO tem a ver com o peso da pessoa, e sim da tensão.  Uma fita bem tensionada pode criar uma força de 500kg, só por esticar, sem ninguém andando por cima. Outros fatores, como por exemplo a fita torcida na montagem, podem tirar até 35% da resistência da fita.  A força de uma pessoa pulando por cima da fita (por exemplo, executando manobras) cria uma tensão de muito mais do peso da pessoa.  E não adianta ter uma fita que agüenta 4 toneladas se você for montar com um mosquetão ou catraca que só agüenta 2,5 toneladas.  O sistema como um só vai ser tão forte quanto a parte mais fraca.

Geralmente, a fita e a catraca deveriam suportar no mínimo 2,5 toneladas.  Quando for montado corretamente (sem dobras, torcidas, fios rasgados, etc.) pode aguentar uma pessoa de até 80-90 kg pulando em cima da fita, ou uma pessoa até 100-110kg andando (sem pular).

“Mas esta fita é para slackline sim, olha só, tá escrito ‘slackline’ nela.”  Tenha muito cuidado. A maioria das fitas vendidas no mercado brasileiro é de carga ou elevação ou outro uso e NÃO para slackline.  Infelizmente, para algumas pessoas, ganhar dinheiro é mais importante que questões de segurança e controle de qualidade.  É muito barato fabricar um kit de slackline com fita de elevação de carga e vender caro e ganhar dinheiro.  Mas não é para slackline, não é seguro, pode machucar o praticante e não ajuda nada na evolução do esporte.  Só porque uma fita tem uma imagem nela não quer dizer que esta fita é para slackline.  Uma imagem (logo-marca, frase ou a palavra “slackline”) pode ser estampada em qualquer superfície, como por exemplo, camiseta, mochila, caixa, toalha, guardanapo…uma imagem ou logo na sua fita não quer dizer que foi fabricada para o esporte!

Se você tiver outras dúvidas, não deixe de entrar em contato! crucialslacklines@gmail.com