Dúvidas e Dicas

Não sabe como começar?  Há uma forma certa de treinar?  Tire suas dúvidas aqui.  Também veja as outras páginas:

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Dúvidas

“Esta fita agüenta 3 toneladas, eu só peso 75 kg, então está seguro, não?”  Este provavelmente é o mito mais perigoso do slackline. O peso máximo da fita NÃO tem a ver com o peso da pessoa, e sim da tensão.  Uma fita bem tensionada pode criar uma força de 500kg, só por esticar, sem ninguém andando por cima. Outros fatores, como por exemplo a fita torcida na montagem, podem tirar até 35% da resistência da fita.  A força de uma pessoa pulando por cima da fita (por exemplo, executando manobras) cria uma tensão de muito mais do peso da pessoa.  E não adianta ter uma fita que agüenta 4 toneladas se você for montar com um mosquetão ou catraca que só agüenta 2,5 toneladas.  O sistema como um só vai ser tão forte quanto a parte mais fraca.

Geralmente, a fita e a catraca deveriam suportar no mínimo 2,5 toneladas.  Quando for montado corretamente (sem dobras, torcidas, fios rasgados, etc.) pode aguentar uma pessoa de até 80-90kg pulando em cima da fita, ou uma pessoa de 100-110kg andando (sem pular).

“Mas esta fita é para slackline sim, olha só, tá escrito ‘slackline’ nela.”  Pessoal, por favor, tenha muito cuidado. A maioria das fitas no mercado brasileiro para vender são de carga ou elevação ou outro uso e NÃO SÃO para slackline.  Infelizmente, muita gente que entra em negócios só está pensando em ganhar dinheiro no curto prazo, sem pensar em questões de segurança e controle de qualidade.  É muito barato fabricar um kit de slackline com fita de elevação de carga e vender caro e ganhar dinheiro.  Mas não é para slackline, não é seguro, pode machucar o praticante e não ajuda nada na evolução do esporte.  Só porque uma fita tem uma imagem nela não quer dizer que esta fita é para slackline.  Uma imagem (logo-marca, frase ou a palavra “slackline”) pode ser estampada em qualquer superfície, como por exemplo, camiseta, mochila, caixa, toalha, guardanapo…uma imagem ou logo na sua fita não quer dizer que foi fabricada para o esporte.

Onde compro o meu kit?  Visite nossa loja virtual: http://www.lojasgratis.com.br/crucial ou procure um representante da Crucial na sua cidade.  Se você for comprar em outro site, tenha certeza que você está comprando um kit seguro de qualidade.  Veja a página Conheça o seu Kit de Slackline para mais detalhes.

Como que monto o slackline?  Veja as páginas sobre Montagem e Segurança.

Fita larga ou fina?  Não existe uma regra sobre largura da fita, mas as fitas geralmente têm largura entre 25 e 50mm.  Há um pensamento geral que uma fita mais larga é mais fácil; isso não é verdade.  Geralmente, as fitas finas (25-30mm) são usadas mais para andar e as fitas largas (45-50mm) são usadas para fazer manobras (trickline).  Mas isso também é uma questão de preferência pessoal.  Experimente várias larguras para decidir qual fita você gosta mais!

Descalço ou com tênis?  Novamente isso é uma questão de preferência.  Geralmente, as pessoas que aprendem slackline na praia criam o hábito de andar descalço, e as pessoas que aprendem em outros lugares se acostumam a andar de tênis.  Muitos atletas que andam descalço na fina mais fina (25mm) acham que da para o pé sentir melhor a fita, o que facilita andar.  O que não é recomendado é andar de meia, pois pode escorregar na fita e se tornar perigoso.  Está na dúvida ainda?  Pratique ambos os jeitos e depois decida.

Tem aula de slackline?  Aprender slackline é como aprender andar de bicicleta – pega uma bike e vai tentando.  Ou seja, arruma uma fita e vai treinando!  Agora há grupos formando em todo canto do Brasil; procure um grupo de Crucial ou outro grupo que pratique este esporte mais próximo de você.  Treinar em grupo pode te ajudar com dicas e novas manobras, e também vai fazer novas amizades, sem contar que e é muito mais divertido do que praticar sozinho!

Dicas

Ok, agora que você já sabe tudo sobre o material, a montagem e segurança, é a hora de praticar!

  • Os primeiros passos: Tente primeiro ficar em pé na fita, depois tente andar.
  • Sempre olhe para frente, nunca para baixo.  Vá sentindo a fita com seu pé, não olhando nela.  Escolha um ponto fixo na frente e fixe seu olhar naquele ponto só.  Concentre!
  • Para começar, suba na fita perto da ancoragem.  A fita bamba mais no meio.
  • Treine em grupo! É mais divertido e da para compartilhar as experiências de aprendizagem.  Vai aprender mais rápido e vai formar muitas novas amizades.
  • Vá com calma!  Aprenda andar primeiro, depois comece a fazer manobras.  Coloque metas razoáveis para alcançar.
  • Não tenha medo!  Muita gente vai olhar em você, especialmente se você treinar em lugares públicos.  É normal.  Concentre na fita e confie nas suas habilidades.
  • Não desista!  As vezes tem que tentar uma manobra muitas vezes antes de conseguí-la.  Isso é normal!  Vai praticando e treinando.  Todos aprendem no seu próprio estilo e ritmo.
  • Divirta-se!

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